Guia de raças: Bengal

originalAmada por aqueles que apreciam sua natureza curiosa e amorosa, o Bengal é uma raça de gato conhecida pelas suas características físicas e comportamentais selvagens.

História

Bengal é uma raça de gato que se originou a partir de cruzamentos entre os gatos domésticos e o gato-leopardo da Ásia (um tipo de gato pequeno e selvagem). O objetivo desta reprodução foi a obtenção de um felídeo com a disposição de um gato domesticado, mas com as marcações selvagens de um felino leopardo asiático.

Descrição e aparência

O Bengal é um felino com a pele manchada, de tamanho semelhante ao de um gato doméstico comum. Sua pele é revestida de coloração marrom e amarelo, mas essa coloração é extremamente variável. A cabeça da raça Bengal é relativamente grande, porém pequena em relação ao tamanho do corpo, apresenta-se ligeiramente mais longa do que larga e com contornos arredondados. Normalmente, existem quatro faixas pretas longitudinais, a partir da testa até atrás do pescoço. As orelhas de um Bengal são largas e arredondadas; Duas listras esbranquiçadas correm para cima a partir dos cantos internos dos olhos e há uma ou duas faixas brancas ao longo das bochechas; A cauda é manchada na base e em algumas subespécies, rodeada indistintamente em direção à ponta.

687362

Temperamento

Os Bengals são gatos ativos, curiosos, que gostam de permanecer no alto. Os animais dessa raça são ocupados por natureza. Eles são muito carinhosos, mas, em geral, a sua ideia de diversão está em jogar, perseguir e escalar. Esse felino é independente e guarda algumas das características de seu ancestral selvagem, como ser bom caçador e ter reflexos extremamente rápidos. São bastante curiosos, brincalhões e ativos. Apreciam água e escalar coisas. Se dão bem com pessoas, mesmo estranhas, e gostam de brincar de buscar objetos. Eles miam menos que outras raças, mas, quando o fazem, seu miado é mais agudo, lembra o de um gato selvagem. Muitas vezes, esses felinos economizarão o tempo do afago para quando eles quiserem dormir.

Além de gostarem da companhia humana, os gatos dessa raça se dão muito bem com outros animais de estimação, isso quando devidamente apresentados. Assim os Bengals se sentem parte de uma família.

Reprodução

Alguns cuidados devem ser adotados quando essa raça for se reproduzir. O zoologista Délcio Rocha cita algumas das precauções que devem ser seguidas. “Na hora do parto é necessário que se evite aproximar da gata e dos filhotes, pois a fêmea pode, em um momento de proteção, machucar os filhotes”.

Segundo ainda o especialista, o diferencial dos Bengals também está no número de filhotes, em relação a outros felinos. “Pesquisas recentes mostram que os Bengals, em média, reproduzem três a quatro filhotes por vez, enquanto raças como Persa e Siamês concebem de seis a sete gatos”, finaliza.

677597

Os gatos da raça Bengal são frequentemente descritos por seus tutores como gatos inteligentes, capazes de interagir com seus familiares e até de demonstrarem certo comportamento canino, pedindo atenção por meio de ronronares, seguindo seus tutores pela casa. Por outro lado, é considerado um gato independente, característica facilmente explicada pela manutenção de seus genes herdados dos ancestrais selvagens. Mesmo assim, o verdadeiro Bengal é um gato que inspira confiança, e que nunca ameaça atacar ou ferir o seu tutor. Esses felinos também, em geral, sempre querem estar próximos do seu tutor. Para as pessoas que gostam de gatos inquietos, mas dóceis, brincalhões e dinâmicos, certamente, essa raça é uma grande companhia para quem quer adotar um fe

MATÉRIAS RELACIONADAS

 

“Há algum tempo, eu dividia a minha vida entre Araxá, onde cuidava da minha mãe que enfren